Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/04/REDUZIDAS_17_04_2024-Blitz-Onibus-Casa-dos-Rosas_JulianaReis-17.jpg

Condições dos ônibus são fiscalizadas em operação

Fiscalização aconteceu em trecho da avenida Victor Barreto, no Centro,
Download Imagem Original

Foto: Juliana Reis / PMC

As condições da frota utilizada pela Sociedade de Ônibus Gaúcha (Sogal), responsável pelo serviço de transporte coletivo no município, foram vistoriadas em operação rotineira da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM). Em trecho da avenida Victor Barreto, no Centro, os agentes abordaram os diferentes veículos usados pela empresa nesta quarta-feira (17).

“Estamos in loco verificando o cumprimento dos horários, para não ter furos nas viagens, as condições dos veículos ou alguma outra anormalidade. A importância é justamente garantir que os ônibus tenham acessibilidade, como a rampa em perfeito funcionamento, assim como verificar as condições gerais desses veículos”, explica o chefe da Unidade de Serviços de Transportes da SMTM, Haniel Duarte.

Além das blitzes de vistoria aos mais de 80 coletivos colocados em operação pela Sogal, o Município, diariamente, ainda monitora as condições da frota em trechos dos chamados pontos de controle. “Essa dinâmica de fiscalização ocorre todos os dias, embora com número menor de fiscais, em trechos de grande movimento contemplados pelas linhas. Já com essas operações, como a de hoje, conseguimos ver as condições de cerca de 70% da frota que está circulando”, afirma o secretário da SMTM, Diego Cigolini.

Com a identificação de irregularidades, os fiscais orientam que o respectivo veículo seja devolvido ao depósito, enquanto a empresa recebe uma notificação para que as irregularidades sejam sanadas. O usuário do transporte público também pode contribuir com denúncias. As reclamações podem ser comunicadas pelo WhatsApp, no número (51) 99365 9452 ou pelo telefone (51) 3425 7637. Ainda é possível enviar fotos do ônibus, informando linha, data e horário, através do email: transportes@canoas.rs.gov.br.

Escritório de Comunicação 

[addtoany]