Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/12/canoas-do-bem_reduzidas_gustavo-garbino-7.jpg

Contemplados pela 4ª etapa do programa Canoas do Bem recebem seus benefícios

Na tarde desta quinta-feira (22), a Secretaria Especial de Bem-Estar Animal (Sebea) realizou a entrega dos benefícios da 4ª e última etapa do programa Canoas do Bem. Nesta edição, foram 12 contemplados, que trocaram seus cavalos e carroças por triciclos de reciclagem. Os selecionados também receberão cursos de capacitação, auxílio financeiro de R$ 300, R$ 96 em passagens e cestas básicas.

Os benefícios duram por seis meses, podendo ser prorrogados por mais seis meses, caso todas as medidas sejam corretamente cumpridas. Somando as três edições anteriores do programa, 105 pessoas trocaram suas carroças e cavalos por triciclos de reciclagem e foram beneficiadas pelo programa.

“Era imprescindível acabar com a circulação de carroças na cidade, mas sempre tivemos uma grande preocupação com as pessoas que tiram dessa atividade o seu sustento e de seus familiares. Por isso, idealizamos o programa Canoas do Bem, para garantir dignidade e um futuro melhor para essas pessoas. E, hoje, é um dia marcante porque estamos concluindo esse projeto”, destacou o prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques.

O secretário da Sebea, Gabriel Gonçalves, destacou a relevância do programa para os beneficiados e para a cidade. “Tínhamos essa missão para cumprir, de gerar mais qualidade de vida para os trabalhadores da reciclagem e uma aposentadoria merecida para os animais. É motivo de muito orgulho poder realizar projetos que são de tamanha importância para o futuro da cidade”.

Novas oportunidades

Uma das beneficiadas nesta edição, Sarita dos Santos, 50 anos, comentou sobre a importância do programa e dos benefícios. “É uma grande oportunidade para a gente, como agora está proibido o uso das carroças, estes triciclos são excelentes. Os cursos de capacitação e os auxílios também ajudam a realizar o trabalho de reciclagem e ter demais oportunidades pela frente”.

Canoas do Bem

O Canoas do Bem tem como objetivo garantir alternativas de trabalho aos condutores de veículos de tração animal, em decorrência da legislação que proíbe a circulação, além de evitar os maus-tratos aos cavalos.

A Lei 6.164, de 2018, estabeleceu um prazo de dois anos para que os veículos de tração animal fossem proibidos de circular na cidade. No entanto, a legislação, por si só, não foi suficiente para garantir a libertação dos cavalos e a proteção social dos condutores.

A nova legislação, que institui o programa Canoas do Bem, foi aprovada pela Câmara de Vereadores em 28 de outubro de 2021, garantindo benefícios para aqueles que entregarem os animais e as carroças. O condutor de carroças que descumprir a lei poderá ser multado e ter o animal e a carroça apreendidos.

Escritório de Comunicação - PMC