A Coordenadoria de Inclusão da Administração Municipal alerta neste Dia Mundial do Orgulho Autista (18) para a neurodiversidade. O conceito defende a ideia de que o autismo não é uma doença a ser curada, por isso, é necessário a institucionalização de uma cultura de orgulho da identidade autista. Não com o objetivo de glamourizar a condição, mas para prevenção do índice de suicídio entre os autistas. Dados apontam que os autistas vivem, em média, 16 anos a menos do que a população em geral, tendo no suicídio a principal causa.
Durante a pandemia, foi criado um canal de whatsapp, que recebe denúncias de violação de direitos, informações sobre questionamentos sobre inclusão. O telefone para contato é (51) 3199-1762.
Autismo
O autismo é um transtorno de desenvolvimento que leva a um déficit, em maior ou menor grau, em pelo menos uma das seguintes áreas: interação social, comunicação e comportamento. Não tem causa definida ou conhecida, mas já se sabe que influências genéticas e ambientais, ainda no desenvolvimento do bebê, desde o útero, podem estar ligadas ao diagnóstico.
Apoio em Canoas
Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista (Certea) Rua Araçá, 74, Centro, Canoas
Secretaria Municipal da Educação Escolas com sala de recursos multifuncionais, com monitores Contato: (51) 3425-7701