NOTÍCIAS RELACIONADAS
Nenhuma notícia relacionada encontrada.
Foto: Vinicius Thormann/PMC
Para marcar o Dia Nacional do Trânsito, celebrado nesta quinta-feira (25), agentes de trânsito promoveram uma ação de conscientização com os alunos do Jardim II da EMEI Olga Ronchetti. A atividade aconteceu no Hangar Cultural e contou com dinâmicas interativas que ensinaram, de forma leve e divertida, a importância de respeitar as regras de circulação. A atividade foi organizada pela Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU).
As crianças assistiram a uma apresentação de teatro de fantoche com mensagens sobre cuidado e responsabilidade no trânsito. Também participaram de uma aula especial sobre o comportamento seguro de pedestres, ciclistas e motoristas. Para encerrar, os alunos se divertiram em um circuito lúdico, onde simularam situações do cotidiano, vivenciando na prática os papéis de condutores e pedestres.
A iniciativa teve como objetivo despertar, desde a infância, a consciência cidadã, reforçando a importância da educação no trânsito como ferramenta para salvar vidas e tornar a cidade mais segura.
“As crianças se divertem muito, são muito expressivas. Já participamos de outras atividades aqui e sempre vale a pena. Essas ações que tiram os alunos do ambiente escolar e os colocam em espaços diferentes são fundamentais para o desenvolvimento deles. A educação infantil é a base do ensino, é nela que aprendem valores que vão levar para a vida adulta”, destacou Maria Carolina Angst, Técnica em Educação Básica.
“Meu trabalho, às vezes como voluntário, às vezes pela Unidade de Educação no Trânsito, é voltado para todas as idades. Já são 23 anos nessa missão. Comecei em 2002, e mesmo após perder uma pessoa muito querida, vítima de atropelamento em 2006, continuei com ainda mais propósito. O teatro de fantoches é uma ferramenta lúdica que levamos a escolas, CFCs e até faculdades. Hoje, além de ser o Dia Nacional do Trânsito, também é meu último dia antes da aposentadoria. Está sendo uma despedida difícil, mas levo comigo a certeza de dever cumprido. Continuarei com o trabalho voluntário, que é o que me move todos os dias”, compartilhou o Agente de Trânsito Carus, intérprete do personagem Chico.
“Ao longo dos últimos dias, a Secretaria de Mobilidade Urbana promoveu diversas ações educativas, e uma delas foi a escolinha de trânsito, organizada pela Diretoria de Mobilidade e Estatística. Ensinar desde cedo o respeito às regras é essencial. Se todos tivessem mais consciência no trânsito, certamente teríamos menos acidentes e mortes”, afirmou o secretário da SMMU, Thiago Moyses.
Texto: Anna Júlia Castro