Crianças e adolescentes do Serviço de Acolhimento de Guaíba visitam o Mini Zoo de Canoas

Foto: Pamella Mendes
O Mini Zoo de Canoas recebeu, no dia 23 de julho, um grupo especial formado por crianças, adolescentes e adultos vinculados ao Serviço de Acolhimento do município de Guaíba (RS). A maioria dos participantes visitava um zoológico pela primeira vez, vivenciando uma experiência marcante e educativa.
A ação faz parte das atividades desenvolvidas pela rede de proteção social de Guaíba, que presta acolhimento temporário e apoio psicossocial a pessoas em situação de vulnerabilidade, risco ou calamidade. Durante a visita, o grupo conheceu os bastidores do trabalho de reabilitação de animais silvestres, ouviu histórias reais de resgate e aprendeu sobre biologia, comportamento e conservação das espécies.
“A maioria das crianças está acostumada a conviver apenas com gatos, cachorros e alguns pássaros. No Zoo, elas puderam ver de perto animais que antes só conheciam por desenhos ou documentários. Ficaram encantadas e, depois da visita, fizeram desenhos dos bichinhos que mais gostaram de conhecer”, contou pedagoga responsável Roberta Rocha.
A equipe do Serviço de Acolhimento ressaltou a importância do contato com novos espaços para o desenvolvimento emocional e social das crianças. É uma forma de ampliar horizontes e oferecer momentos de alegria fora da rotina das Casas, escolas e projetos. Só temos a agradecer à equipe pelo carinho e atenção.”
Atualmente, o município de Guaíba acolhe 47 crianças, com idades entre 7 meses e 17 anos. A visita ao Mini Zoo representou não apenas um passeio, mas uma oportunidade de aprender sobre a importância do cuidado com os animais e o papel fundamental que o zoológico cumpre na reabilitação e preservação da fauna.