Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/05/brasao-prefeitura-de-canoas-para-materias.jpg

Defesa Civil de Canoas alerta para queda de temperatura e monitora instabilidade  

A Secretaria de Defesa Civil e Resiliência Climática de Canoas segue monitorando as condições climáticas que ocasionaram a chegada da instabilidade e devem resultar em uma queda acentuada na temperatura no município. Na tarde desta terça-feira (27), por volta das 14 horas, iniciariam as primeiras pancadas de chuva. “A chuva que estava prevista mais para o fim da tarde e início da noite com potencial de temporal e fortes ventos, devido ao aquecimento e abafamento pela manhã, acabou antecipada para o começo da tarde. Embora as precipitações sejam moderadas, a Defesa Civil segue monitorando os prognósticos”, afirma o secretário da Defesa Civil, Vanderlei Marcos. 
 
As equipes das secretarias de Mobilidade Urbana, Obras, Serviços Urbanos, Segurança Pública, somadas às Subprefeituras, estão de sobreaviso. Além de ações pontuais de hidrojateamento em pontos que costumam apresentar acúmulos pontuais de água, as máquinas por meio do projeto Desassorear estão promovendo intervenções importantes no Arroio Brigadeira, no bairro Olaria. Na região, os volumes de chuva mais intensos resultam na incidência de alagamentos com frequência. A Defesa Civil também está com equipes operacionais percorrendo as ruas de diversos bairros. 
 
Nesta quarta-feira (28), a previsão meteorológica indica possibilidade de chuva ao longo do dia, com incidência de pancadas fortes acompanhadas de raios  e trovoadas. As rajadas de vento no período da noite de quarta podem chegar a velocidade entre 50 e 70 km por hora. Já os marcadores dos termômetros apresentarão queda gradativa, o que será tendência nos próximos dias. Mínima de 7ºC e máxima de 20ºC. Ainda em relação à queda da temperatura, a Prefeitura por meio da Assistência Social estará ampliando o número de leitos no Albergue Municipal para acolher mais pessoas em situação de rua. 
[addtoany]