Os trabalhos de atuação frente à reconstrução em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná seguiram nesta quinta-feira (13). A Defesa Civil de Canoas, que está na cidade paranaense com cinco integrantes para apoiar os esforços, concentrou-se nas ações de limpezas das residências atingidas, na avaliação geral dos danos e no apoio aos prédios públicos afetados, como escolas e ginásios destelhados.
Ao longo do dia, as equipes intensificaram o mapeamento das áreas mais urgentes, priorizando o atendimento emergencial às famílias. Máquinas como escavadeiras, caminhões e tratores seguem mobilizadas para a remoção de entulhos e liberação das vias. Cerca de 90% do município foi destruído por um tornado na semana passada, deixando cerca de 68 mil pessoas desabrigadas.
O secretário municipal de Defesa Civil e Resiliência Climática de Canoas, Vanderlei Marcos, destaca o compromisso das equipes: “nossa missão é oferecer apoio imediato às comunidades que mais precisam, trabalhando de forma rápida e organizada para garantir segurança e condições mínimas para que a população possa retomar sua rotina”.