Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2018/08/Cristiano-Junior-3998.jpg
Desenvolvimento Social

Desafios na manutenção dos vínculos familiares foi tema de Seminário em Canoas

Evento teve o objetivo de refletir sobre os direitos à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes.
Download Imagem Original

Foto: Cristiano Junior

Clique para ouvir esta notícia

Compartilhe

Após uma apresentação emocionante do Grupo Trilhos Sonoros, projeto de inclusão social através da música desenvolvido na periferia de Canoas, formado por crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, o Seminário técnico ético “Os desafios atuais na manutenção dos vínculos familiares” debateu questões atuais sobre a formação familiar, o desenvolvimento psíquico saudável de crianças e adolescentes no ambiente familiar e a sustentação de vínculos familiares. O evento aconteceu durante essa quinta-feira (23), no Teatro do Sesc.

O Seminário teve o objetivo de oferecer aos participantes maiores conhecimentos sobre o direito à convivência familiar e comunitária, junto à família de origem de cada criança e adolescente. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social (SMDS), Luísa Camargo, o seminário também visou refletir sobre o papel da família nos vínculos formativos iniciais das crianças, bem como, na manutenção destes. “Este evento foi pensado para ser um momento de reflexão sobre questões das crianças, adolescentes e da família. Além disso, o encontro serviu para instigar o nosso desejo de fazer mudanças e continuar a pensar a respeito da política de proteção e garantia dos direitos da criança e do adolescente no município de Canoas. Precisamos constituir um grupo que, voluntariamente, queira discutir essa política e o Seminário vem para contribuir com esse trabalho”, ressalta Luísa.

O evento foi conduzido pelo cientista social, especialista em Educação de Jovens e Adultos e Educação de Privados de Liberdade, especialista em Ética e Educação em Direitos Humanos e mestre em Educação, professor José Carlos Sturza de Moraes. A palestra “Proteção de crianças e adolescentes em rede – possibilidades e tensões” trouxe reflexões sobre as práticas de proteção e cuidados intra e extra institucionais, trabalhando as relações e tensões entre níveis de unidades frente às competências de diversos atores do sistema de garantias de direitos da criança e do adolescente.

O Seminário é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) de Canoas e conta com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Canoas (Comdica), do Sesc e do Fecomércio.

Assessoria de Comunicação

Mais fotos: