Prosperidade é, provavelmente, a palavra do ano para o Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Canoas (Canoasprev). O bom momento da instituição, no entanto, não veio sem um trabalho longo e focado em resultados. Sobretudo, para obtenção de uma das mais importantes certificações do país, recebida em 2019: o Pró-Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).
O reconhecimento, concedido pela Secretaria de Previdência do Ministério da Economia, demandou uma série de adequações e otimizações nos processos da organização realizadas por mais de um ano. Foram feitas ações sobre três pilares: controles internos, governança corporativa e educação previdenciária. Somente após uma auditoria minuciosa, em que se comprovou o atendimento das exigências, é que o certificado foi entregue.
Em outubro, o resultado foi destacado pelo vice-presidente e presidente em exercício da diretoria executiva da instituição, Rodrigo Mota. “Com esse nível de certificação, nós podemos investir em fundos mais rentáveis para a saúde financeira deste instituto”, celebrou.
Outros reconhecimentos também trouxeram orgulho para a organização, antes mesmo da do Pró-Gestão. Em julho, o Canoasprev foi premiado pela Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (ABIPEM). A honraria destaca as entidades que são referência no âmbito da gestão previdenciária.
Quatro meses depois, outro feito. O instituto avançou da 11ª para a sétima posição no ranking da Associação Nacional de Entidades de Previdência de Estados e Municípios (Aneprem). Considerado o “Oscar da previdência”, o prêmio foi entregue ao Canoasprev por sua gestão transparente e sustentável. Na mesma oportunidade, houve uma menção honrosa ao prefeito Luiz Carlos Busato pelas ações sustentáveis que ele tem realizado na previdência dos servidores municipais.
Ao receber a placa em que é reconhecido por essas atitudes, Busato agradeceu e celebrou a conquista. “Quem está de parabéns são vocês”, salientou, referindo-se à equipe da instituição.