Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/12/chuva_reduzidas_gustavo-garbino-13.jpg

Dezembro teve 6,5% de chuva acima da média para o mês em Canoas

Acumulados superaram a média histórica de chuva para o mês
Download Imagem Original

Foto: Gustavo Garbino / PMC

O último mês de 2023 apresentou um aumento de 6,5% no volume de chuva em comparação com a média histórica de dezembro no município. Conforme o Escritório de Resiliência Climática de Canoas (Eclima), ao longo do período de 31 dias foram acumulados 119,2 milímetros, enquanto a média histórica do mês, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), é de 112,1 mm.

A variação maior das marcas nos termômetros no mesmo mês ocorreu em um período de nove dias. A mínima de 15,4°C foi registrada no dia 9, enquanto a máxima, de 39,1°C, ocorreu no dia 17 de dezembro. A temperatura média de dezembro chegou a 27,2°C, enquanto a média histórica era de 24,7°C.

“A maior parte dos meses do segundo semestre do ano apresentaram esses volumes de chuva extrema acima da média em virtude do fenômeno El Niño. A projeção meteorológica para o verão gaúcho aponta novas ondas de calor atípicas e a formação de tempestades típicas de verão, com chuva forte, vendavais e granizo, que merecem atenção”, afirma o secretário adjunto do Eclima, Igor Sousa. Os eventos climáticos extremos podem resultar em transtornos na cidade.

Texto: Fábio Radke
Edição: Valéria Deluca 

[addtoany]