Dia da Segurança e Saúde no Trabalho marca lançamento do Abril Verde
Saúde ofereceu aos trabalhadores serviços como Reiki, terapias em grupo e oficinas de mandala, além de exames de saúde como teste rápido de sífilis e HIV.
Nesta sexta-feira (27), em cerimônia na Praça da Emancipação, o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, fez o lançamento oficial do Abril Verde, destinado à prevenção da segurança e saúde no trabalho.
A data faz alusão ao dia 28 de abril de 1969, quando uma explosão numa mina de carvão, no estado norte-americano da Virginia, matou 78 trabalhadores. Em várias cidades, o dia é usado para conscientização sobre o tema. Canoas instituiu o 28 de abril, em lei, como o dia da Segurança e Saúde no Trabalho. O Abril Verde é destinado à prevenção e esclarecimentos a este tema.
Ao longo do dia, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ofereceu aos trabalhadores serviços como Reiki, terapias em grupo e oficinas de mandala. Também foram disponibilizados exames de saúde como teste rápido de sífilis e HIV.
Para Busato, a saúde mental é um dos principais focos de trabalho da SMS. “Precisamos cuidar melhor das doenças relacionadas à saúde mental, tanto dos servidores quanto dos trabalhadores da iniciativa privada”, frisou.
Além do prefeito, participaram do ato de lançamento o secretário adjunto da Saúde, Marcos Ferreira, o presidente da Fundação da Saúde, Fernando Ritter, e o vereador Canhoto, da Comissão de Saúde da Câmara Municipal.