A Coordenadoria das Diversidades e Comunidades Tradicionais comemorou, na última terça-feira (16), o Dia da Umbanda, com atividades religiosas e culturais, no Calçadão central de Canoas.
Ao longo do dia, caciques de Umbanda realizaram banho de cheiro e distribuíram fitinhas abençoadas. Uma apresentação musical para culto aos Orixás, com tambores tradicionais da Umbanda, encantou os pedestres que passavam pelo local.
O secretário da Coordenadoria das Diversidades e Comunidades Tradicionais, Pai Santiago, lembra a importância de celebrar a religião, que comemora 113 anos a partir de características e misturas de crenças, lutas, resistência, amor e caridade. “O objetivo do nosso ato é mostrar que a Umbanda existe na nossa cidade e está representada perante a sociedade e junto ao poder público municipal. Aqui existe a liberdade religiosa e que todos os povos e religiões podem se manifestar sem preconceito”, disse.
DIA MUNICIPAL DA UMBANDA Além de 15 de novembro ser considerado o Dia Nacional da Umbanda, em Canoas, desde 2006, um decreto instituiu o Dia Municipal da Umbanda na mesma data.