O Calçadão de Canoas ainda está com a cor vermelha da decoração que inspira o amor dos casais em consequência do Dia dos Namorados. Nessa quinta-feira (13), o dia de Santo Antônio e Bará, para as religiões de matriz africana, também movimentou o local. Os devotos passaram pela tenda da Diretoria das Políticas das Diversidades e Comunidades Tradicionais, ligada a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Social (SMDHPS), em parceria com a Federação Afro umbandista e Espiritualista do Rio Grande do Sul (Fauers), levaram fitas de proteção fizeram seu momento de devoção a imagem colocada no local.
O evento registrou a passagem de mais de mil pessoas pelo local, segundo o diretor Saulo Gil. “O fluxo de pessoas foi muito grande, cada um mostrando sua fé por Bará ou por Santo Antônio, e superou nossa expectativa. Das quase mil pessoas que passaram pela tenda até o meio da tarde, chamou atenção o número de moças pedindo a Santo Antônio um marido”, relatou.
Rosicler dos Santos Aguirre foi até o local por amor à filha, e o seu pedido foi bem específico. “Hoje eu vim pedir por saúde e para que minha filha passe no ENEM”, contou a cozinheira. Próximo a ela, as famílias paravam pelo protesto das crianças, que tinham a curiosidade de ficar junto às imagens.
O vice-presidente da Fauers, Edson Camargo, observa o grande movimento como uma oportunidade que as pessoas encontram para praticar sua fé. “As pessoas já possuem a crença e está bem presente na vida delas. Elas sempre vêm pela fé, alguns pela brincadeira de estar em busca de um amor. Nosso trabalho é estar aqui para dar a oportunidade as pessoas”, afirmou. As cartilhas da Fauers também tiveram uma boa procura, fazendo orientações e falando sobre oferendas ecológicas.
“Encontros do Axé” encerra jornada de atividades com representantes das religiões de Matriz Africana
Em um espaço de amplo debate de ideias, líderes religiosos estiveram reunidos na atividade promovida pela Coordenadoria da Diversidade e Comunidades Tradicionais.