Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2018/10/Derli_Colomo_Júnior_0002.jpg

Dia Internacional do Idoso é celebrado com caminhada em Canoas

Atividade também abre oficialmente a programação alusiva ao Mês da Pessoa Idosa do município.
Download Imagem Original

Foto: Derli Colomo Jr

Instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional do Idoso é comemorado no dia 1º de outubro com o objetivo de sensibilizar a sociedade para questões do envelhecimento. Em Canoas, a data foi lembrada com uma caminhada, que reuniu idosos do município e participantes dos 27 grupos de convivência. A saída aconteceu em frente ao Conjunto Comercial, na rua Quinze de Janeiro, com deslocamento até a Praça da Emancipação, onde ocorreu ato oficial de abertura do Mês da Pessoa Idosa de Canoas.

Na ocasião, a vice-prefeita, Gisele Uequed, anunciou que a inauguração da Central da Pessoa Idosa acontecerá no dia 10 de outubro. O local visa concentrar todos os serviços direcionados aos idosos do município, com o objetivo de ser um canal entre os idosos e os serviços públicos do município, a fim de garantir seus direitos. A iniciativa ficará no Centro da cidade, na Victor Barreto, 2970, junto ao prédio da Sonepar, na loja 10.

Gisele também anunciou que as obras de reforma do Centro de Convivência do Idoso (CCI) iniciarão também neste mês. O CCI é um instrumento de proteção básica de caráter preventivo, que contribui para o envelhecimento autônomo, ativo e saudável. O Centro de Convivência do Idoso de Canoas, localizado à rua Clemente Pinto, no bairro Nossa Senhora das Graças, vinha apresentando problemas estruturais desde 2013 e foi fechado em 2015. As atividades estão acontecendo em espaço cedido pela Fundação La Salle, no bairro Niterói.

A vice-prefeita ainda reforçou o compromisso da atual gestão com a causa dos idosos: “Desde que assumimos a Administração, em 2017, estamos trabalhando para valorizar a política voltada à população idosa. Por isso, hoje, anuncio com muita alegria mais essas ações, que demonstram o nosso compromisso com este público. Buscamos proporcionar um envelhecimento ativo, sustentável e com muita alegria, pois a sociedade está envelhecendo e, em 2025, o Brasil será o sexto país do mundo com maior número de idosos. Então, não basta ter apenas longevidade, é preciso envelhecer com qualidade de vida. E é por isso que a atual gestão se esforça em inúmeras ações em prol desse público, são ações que garantem um futuro com qualidade de vida para todos”.

Formada no Programa Geração na última sexta-feira, Ana Angélica Medeiros de Castro, de 66 anos, participou da caminhada e ressalta que o Dia Internacional do Idoso significa um momento de valorizar e dar visibilidade à pessoa idosa. “Estou muito animada com todas as atividades que estão nos proporcionando. Para mim, isso é uma esperança para que o idoso tenha mais qualidade de vida”, afirma.

Mês da Pessoa Idosa

Neste ano, a programação do Mês da Pessoa Idosa conta com o tema “Garantia de direitos para um envelhecimento ativo, sustentável, saudável e cidadão”. Os idosos do município terão a oportunidade de participar de diversas atividades, como competições esportivas, gincana, fórum e baile. O destaque fica para os Jogos de Integração dos Idosos de Canoas (JIIDOS), que chega à sua 20ª edição.

As ações são realizadas pela Central da Pessoa Idosa da Prefeitura de Canoas. Segundo a coordenadora da Central, Camila Ferreira, a programação do Mês do Idoso já é tradicional em Canoas e, neste ano, o objetivo é ampliar e aprofundar ainda mais as ações na promoção, prevenção e proteção do idoso. “As atividades são pensadas para proporcionar qualidade de vida e o envelhecimento ativo e saudável deste público, buscando a proteção e o cuidado da população mais idosa”, explica.

Confira a programação completa

Dia 3 de outubro (quarta-feira)
13h às 17h – Gincana de saúde do idoso com os grupos das UBSs, no Ginásio Talentos Humanos, na avenida do Rio dos Sinos, 745, no bairro Harmonia.

Dia 8 até de 11 de outubro
A partir das 8h – 20ª edição dos Jogos de Integração dos Idosos de Canoas (JIIDOS), no Centro Olímpico.

Dia 17 a 19 de outubro
A partir das 8h – 20ª edição dos Jogos de Integração dos Idosos de Canoas (JIIDOS), no Parque Municipal Getúlio Vargas (Capão do Corvo).

Dia 25 de outubro (quinta-feira)
9h às 12h – V Fórum Metropolitano de Prevenção à violência contra a Pessoa Idosa, no Auditório Sady Schivitz, na rua Quinze de Janeiro, 11, Centro.

Dia 7 de novembro
14h às 17h – Baile do Mês do Idoso, na Associação dos Servidores Municipais de Canoas (ASMC).

Assessoria de Comunicação

Mais fotos: