O Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado nesta terça-feira (10), foi à data escolhida para apresentar as novidades e os avanços da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Social. Em evento realizado no Auditório Sady Schivitz, a pasta apresentou os serviços de geoprocessamento e o balanço das ações realizadas neste ano, além de temas como relações de trabalho e sociais.
A Secretaria de Direitos Humanos e Participação Social é responsável por promover o acesso dos canoenses aos serviços socioassistenciais do município. A pasta também atua na articulação de eventos e programas sociais, organizados pelas diretorias: criança e adolescente; juventude; mulher; igualdade racial e imigrantes; pessoas com deficiência e diversidade; comunidades tradicionais. Registros desses projetos foram expostos no hall de entrada do paço municipal.
De acordo com o secretário da pasta, Roberto Tietz, “Canoas é uma cidade que prioriza os direitos humanos. Pensando nisso, a atual gestão investiu em uma Secretaria específica para defendê-los e garanti-los à população. Agradeço ao empenho de todas as diretorias e conselhos, que fazem desta uma pasta atuante e comprometida com os interesses do cidadão.”
Após o pronunciamento do titular, todos os diretores tiveram a oportunidade de falar sobre a sua diretoria e todas as demandas atendidas. Também foi divulgado o Portal dos Direitos Humanos, disponível para acesso do público na plataforma Geocanoas, que apresenta informações relacionadas aos conselhos, diretorias e endereços de emergência.
Iniciativas já consolidadas na atual gestão foram mencionadas no evento, entre elas o Programa Gerações, que começará a sua terceira turma em janeiro de 2020. O evento contou com a presença do secretário adjunto e deputado federal, Ivo Lech, do especialista em direito do trabalho, Marco Antônio Leal e do coordenador de pós-graduação Lato Sensu da Universidade LaSalle, Cássio Lassel.