Na biblioteca municipal de Canoas, há três livros que podem ser uma boa referência para entender, com detalhes, como ocorreu a construção histórica e cultural do Brasil. Trata-se da trilogia do jornalista e escritor Laurentino Gomes, composta por “1808”, “1822” e “1889”.
Com riqueza de detalhes e baseado em consultas de fontes primárias inéditas, o autor conta, com uma linguagem simples e objetiva, como ocorreu a sucessão de fatos que desencadeou cada um desses momentos históricos: a chegada da família real ao Brasil, a independência e a proclamação da república brasileira. Não são livros gigantescos, fugindo da característica das mais tradicionais obras de história.
Laurentino Gomes é ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura com os livros 1808 e 1822. Sua obra também foi eleita o Melhor Ensaio de 2008 pela Academia Brasileira de Letras.
Mais sobre a Biblioteca
A cinquentenária Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva oferece aos canoenses milhares de opções literárias, que podem ser retiradas gratuitamente. O acervo do espaço vai de romances consagrados à jornais diários de grande circulação. Nesta série semanal, a equipe da Secretaria de Comunicação dará uma dica de leitura de algum livro disponível na biblioteca.
Documentos necessários para se associar à Biblioteca
– Documento de identidade
– Comprovante de residência
– 1 foto 3×4 atualizada e colorida
– Contribuição espontânea de R$ 15.
O local fica aberto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Aos sábados, das 9h às 13h.