Um momento de orientação sobre a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e sobre a sexualidade foi proporcionado para os alunos do 7º e 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Paulo Freire, no bairro Guajuviras, na tarde desta terça-feira (15). A palestra, ministrada pela enfermeira Pâmela Botelho, foi organizada pela Diretoria da Juventude de Canoas em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
De acordo com o diretor da Juventude, Felipe Teixeira, o objetivo da atividade é proporcionar um momento de reflexão sobre as diversas vulnerabilidades às quais estão expostos jovens e adolescentes. “A nossa preocupação é orientar esses alunos em diferentes temas. Por isso, tentamos aproximá-los à realidade de maneira contextualizada. Essa atividade faz parte de um ciclo de palestras que estamos promovendo junto a jovens e adolescentes de Canoas”, explica.
A professora Angelita Michelon comemora a iniciativa: “é extremamente necessário esse tipo de atividade para trazer informações para os alunos sobre a vida sexual porque, geralmente, eles não têm esse tipo de orientação em casa. Por isso, é papel do ambiente escolar abordar a temática de forma acessível e sem preconceitos”. Além da palestra, os alunos ainda receberam uma cartilha informativa sobre as ISTs e preservativos femininos e masculinos.