A instabilidade ganha força no município a partir desta terça-feira (12). Conforme o Escritório de Resiliência Climática (Eclima) de Canoas, entre quarta (13) e quinta-feira (14), um ciclone extratropical se forma no oceano Atlântico, na altura do Rio Grande do Sul, o que intensifica as chuvas e aumenta o risco de temporais no Estado.
Em Canoas, os volumes de chuva podem ser altos, com potencial de alagamentos, além do risco de alta incidência de raios, granizo e rajadas de vento de moderadas a fortes no município. O cenário mais crítico está previsto para quarta-feira. Com base nos prognósticos meteorológicos, o Eclima informa que há alta probabilidade de acumulados entre 50 a 100 milimetros (mm), em questão de 24 horas.
A expectativa é de que o tempo mude somente a partir de sexta-feira (15), com o avanço de uma massa de ar seco na cidade, responsável por uma grande oscilação da temperatura ao longo do dia.
Ventos fortes
Canoas registrou fortes ventos entre a noite de segunda (11) e a madrugada desta terça-feira (12), com ocorrência de queda de árvores na cidade. As rajadas, que atingiram a velocidade de 58 km/h na Base Aérea de Canoas e de 60 km/h no bairro Estância Velha, estão relacionadas à passagem de uma frente fria na Região Metropolitana associada à alta temperatura no começo desta semana.
No bairro São José, uma árvore de grande porte caiu na rua Ramiro Barcelos, próximo à Praça do Parque Universitário. De acordo com a Defesa Civil, ainda houve registros pontuais de quedas de vegetações nos bairros Estância Velha, Harmonia, Mathias Velho e Niterói. Ninguém ficou ferido.
Em situação de emergência
Casos de emergência relacionados às fortes chuvas ou ventos podem ser comunicados à Defesa Civil pelos telefones (51) 3476-3400 e (51) 99322-5764, assim como ao Corpo de Bombeiros, pelo 193.
A Guarda Municipal de Canoas atende pelo telefone 153. Já os transtornos em vias públicas podem ser comunicados à Diretoria de Trânsito, pelo 156.
Os ginásios das EMEFs Paulo VI (Av. Irineu Carvalho Braga, 2781, Fátima) e Thiago Würth (Av. Rio Grande Do Sul, 4240, Mathias Velho) serão abertos para receber eventuais famílias desabrigadas ou desalojadas.
Texto: Fábio Radke/PMC
Edição: Carina Jung/PMC