A pequena judoca Larissa Chies e sua medalha de ouro no último Campeonato Brasileiro Regional comprovam que, quando o investimento acontece, o resultado aparece. Com 13 anos, ela constrói uma trajetória sólida entre conquistas nacionais e internacionais. Para evitar que alguns atletas percam oportunidades, a Prefeitura Municipal de Canoas, através da Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL), lança todo semestre um edital de incentivo aos atletas das mais diferentes modalidades.
A conquista dá confiança, mas ainda não garante a atleta no Campeonato Brasileiro da categoria, que acontece em agosto no Paraná. Antes, no mês de julho, ela disputa uma seletiva estadual para ter direito a disputar o título nacional na nova categoria.
Mais de R$ 120 mil são distribuídos pela Prefeitura por semestre. Os atletas ou agremiações de esportes coletivos e individuais, precisam reunir documentos que comprovem a participação no evento e podem pleitear até R$ 5 mil por projeto inscrito. Só no primeiro semestre, 39 projetos foram contemplados.
O campeão brasileiro de judô da categoria garante vaga para os campeonatos Pan-Americano e Sul-Americano. O vice garante vaga no Sul-Americano. E é de olho nas competições nacionais e internacionais que a judoca e os atletas canoenses de diversas modalidades se preparam para pleitear o novo edital que será lançado em maio, para garantir a participação nas competições do segundo semestre.