Secretaria da Educação de Canoas promove Jornada Pedagógica 2022

Foto: Alisson Moura

Para incentivar o desenvolvimento profissional e destacar a leitura como instrumento importante para garantia da educação de qualidade, a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria da Educação, realizou nesta segunda-feira (25), a Jornada Pedagógica de 2022. A atividade aconteceu no salão de eventos do ParkShopping e visou oferecer um espaço de conversa, com caráter formativo, em um momento de encerramento do 1º semestre letivo. A programação foi direcionada para gestores e educadores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental.

A palestrante foi a pós-doutoranda Maria Regina dos Passos Pereira, graduada em Biologia pela Faculdade de Filosofia e Letras São Leopoldo (1985), em Pedagogia pela Faculdade Filosofia Ciências e Letras de Registro (1994), Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007) e Doutora em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2019).

Foram abordados temas como questões de gestão em sala de aula, planejamento educacional e integração curricular. A atividade teve como objetivo garantir novas possibilidades de aperfeiçoamento, interação e aprendizagem entre os profissionais, potencializando as relações de ensino e construindo um momento de criação e construção coletiva que serão debatidos no restante do ano letivo municipal.

A secretária da Educação, Beth Colombo, explica que a Jornada Pedagógica é um momento importante para a formação dos profissionais. O objetivo é promover a capacitação de todos os envolvidos no processo de ensino para finalizar o ano letivo com êxito.

“Os professores foram direcionados a empreender no fazer pedagógico, para que se sintam valorizados e motivados na condução de suas ações”, afirma Beth. Ela também destaca que profissionais capacitados e motivados representam mais qualidade no processo de aprendizagem e formação dos alunos.

Além de apresentações culturais, os participantes puderam prestigiar uma palavrinha da educadora Natalina Triches, da Editora Moderna. A atividade teve início às 8h30 com as escolas da região Nordeste e Sudeste e, na parte da tarde, com as instituições da região Noroeste e Sudoeste.

Escritório de Comunicação PMC