A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Escola Permanente de Formação Docente Professor Darcy Ribeiro e da Casa da Avaliação Externa: Canoas Avalia, promoveu imersões com professores de português e matemática das turmas do 9º ano. Os encontros foram realizados na última sexta (15) e nesta segunda-feira (18), em preparação para as avaliações externas dos sistemas nacional e estadual.
No evento, foram abordadas as avaliações municipal, estadual e nacional, que serão aplicadas na rede, além da situação da educação em Canoas. Foram trabalhados, ainda, os Cadernos de Estudos Orientados, que serão entregues impressos aos docentes e estudantes, a fim de auxiliar na preparação em sala de aula.
“Estamos às vésperas de sermos avaliados por dois sistemas, o estadual e o nacional (SAERS e SAEB). A partir deles, resultarão os nossos índices da educação básica e importantes repasses financeiros. Precisamos mobilizar a comunidade escolar para termos o comparecimento mínimo de 80% dos alunos, mas também alcançarmos um bom resultado”, explica a diretora pedagógica da SME, Gisele Martins.
Sobre as provas
As provas externas que serão aplicadas a partir de novembro são instrumentos de avaliação para estudantes de toda a rede. O Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (SAERS) é censitário para o 2º, 5º e 9º ano. Já o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), é válido para as turmas de 5º e 9º ano.
Texto: Gabriel Amaral/PMC
Edição: Carina Jung/PMC