Educadores ambientais das cooperativas de reciclagem de Canoas recebem formação

Foto: Divulgação
Durante esta semana, 22 educadores ambientais das oito cooperativas de reciclagem de Canoas estão participando de uma capacitação sobre educação ambiental. A formação busca orientar os novos participantes e nivelar os conhecimentos, para o início das ações em escolas, condomínios, residências e nas próprias cooperativas.
De acordo com uma das coordenadoras do projeto, Daiana Schwengber, o objetivo é apresentar técnicas e fundamentos para auxiliar os profissionais. “Além de ensinar os fundamentos e os principais temas ambientais, buscamos levar para eles algumas técnicas de abordagem, como eles devem se comportar e agir diante do público. Também vamos estipular e apresentar o plano de ação para o ano”.
Com duração de 30 horas, as capacitações iniciaram na segunda-feira (13) e seguem até esta sexta-feira (17). Os temas abordados são: o programa cidade mais limpa, planos de ação, coleta seletiva de Canoas, Política Nacional de Educação Ambiental e de Resíduos Sólidos, sustentabilidade, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Escolas Lixo Zero, separação tríade e outros.
As capacitações integram o projeto Canoas Recicla com a Gente, desenvolvido em parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente, as oito cooperativas da cidade, a empresa Apoena Socioambiental e a UniLasalle.
Texto: Gabriel Amaral – PMC
Edição: Valéria Deluca – PMC