O 1º Campeonato de Jogos Online da Educação para Jovens e Adultos (EJA) de Canoas começou nesta terça-feira (16). Ao todo, 12 estudantes de seis escolas que oferecem a modalidade participaram da atividade “Soletrando”. Com a iniciativa, a Secretaria Municipal da Educação (SME) visa promover a integração com a comunidade escolar e incentivar o desenvolvimento dos alunos.
A vencedora do torneio foi a estudante Yasmin dos Santos, da EMEF Nancy Pansera, que não errou nenhuma palavra durante a competição. Participaram dos jogos estudantes de 1º segmento, voltado para alfabetização e pós-alfabetização. Ao longo das próximas semanas, serão realizados outros jogos, como “Calculando” e “Kahoot”, focado em perguntas de conhecimentos gerais, com as demais turmas da EJA.
A assessora da EJA na SME e criadora do projeto, Mariáh Oyarzabal da Luz, destaca que, além de gerar novos atrativos, a iniciativa auxilia no desenvolvimento dos estudantes. “Sempre buscamos inovar e fazer atividades diferenciadas para incentivar os alunos. A ideia dos jogos é, para além do estudo, que de fato é motivador, fazer com que os alunos se reconheçam enquanto EJA. E uma competição auxilia as professoras a ampliar o foco dos alunos para a preparação, ou seja, os estudos”, ressalta.
A professora alfabetizadora da EJA da EMEF Max Oderich, Patrícia Regina Rodrigues, reforça o bom engajamento e participação dos estudantes na atividade. “Foi muito divertido, tivemos a participação de vários alunos e escolas. Aqui no Max, os estudantes foram muito engajados e adoraram a atividade. Espero que tenhamos muito mais “Soletrandos” e outros jogos”, completou.
Sobre a competição
Os jogos são realizados de forma online, com cada estudante participando da sua escola, juntamente com uma plateia formada por outros alunos e professores. Durante o “Soletrando”, cada participante pode solicitar, duas vezes por rodada, a repetição da palavra e, uma vez em todo o jogo, ajuda da torcida, além da definição da palavra e a aplicação em uma frase.
Texto: Gabriel Amaral – PMC
Edição: Carina Jung – PMC