Um trabalho preventivo de desentupimento das bocas de lobo do quadrante Sudoeste, visando diminuir as chances de transtornos à população em dias de chuvas fortes, vem sendo realizado pela Subprefeitura da região. Os números comprovam, nos últimos 40 dias mais de mil bocas de lobo foram limpas e restauradas.
As equipes da Subprefeitura Sudoeste trabalharam, principalmente com rondas, em dias de chuva, para verificar onde estavam os pontos com mais acúmulo de água. Ruas como a Bartolomeu de Gusmão, no bairro Fátima, tiveram mais de 76 bocas de lobo desobstruídas. A Rua Cairú no Rio Branco, a Rua da República no Mato Grande e a Rua Kansas no Central Park, também são algumas das vias que recebiam muitas reclamações por parte dos moradores e receberam a limpeza. Entre outras ruas do quadrante.
Além da terra que é levada geralmente pelas águas da chuvas, toneladas de lixo são retiradas das centenas de bocas de lobo que são abertas para limpeza. O subprefeito Cabeção lembra que é importante a conscientização das pessoas para a manutenção e limpeza dos espaços. “Quando abrimos as tampas, tiramos em média 50 kg de dejetos de todas as naturezas de dentro das caixas. A água não tem vasão. É preciso tomar muito cuidado com o descarte do lixo, é comum encontrarmos garrafas pet, embalagens dos mais diversos tipos, sacolas plásticas. Precisamos criar essa conscientização na população também”, reiterou.
O trabalho que está sendo feito de forma preventiva colabora para que as águas da chuva sigam seu curso natural nas galerias subterrâneas, não causando grandes acúmulos de água nas vias.