Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2018/10/Vinicius-Thormann-11-2.jpg

EMEF Guajuviras receberá o Prefeitura Mais Perto entre os dias 6 e 10 de novembro

Além de serviços para a população, programa está reformando a escola
Download Imagem Original

Foto: Vinicius Thormann

Faltando três semanas para a 5ª edição do Prefeitura Mais Perto, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Guajuviras já teve concluída boa parte da reforma nos prédios da instituição. Sede da próxima edição do programa, a instituição de ensino apresentava grande necessidade de intervenção em sua estrutura, já que nunca passou por uma reforma desde que foi fundada, há 30 anos. O investimento total da Prefeitura de Canoas na melhoria e modernização da estrutura física da escola é superior aos R$ 800 mil. Além disso, durante os dias 6 e 10 de novembro, o local vai receber a caravana da cidadania canoense, o programa Prefeitura Mais Perto.

Além de serviços e atrações culturais, o programa ainda deixará um legado para a escola. O local está recebendo melhorias como: Pintura externa, renovação da fachada, caminho coberto entre as dependências, revisão elétrica interna, consertos, adequações e instalações hidráulicas, reconstrução das calçadas nas entradas da escola, reforma dos banheiros masculino e feminino e troca de portas e fechaduras. O diretor da EMEF Guajuviras, Paulo do Amaral Pinto, comemora as reformas realizadas na estrutura da escola. “Estávamos há tanto tempo esperando por esta reforma. Tenho certeza que ela trará nova vida à escola, deixando os alunos e professores mais motivados para aprender e ensinar”, disse.

A EMEF Guajuviras, que tem quatro alunos cadeirantes, teve sua capacidade de acessibilidade ampliada. Antes, as rampas restringiam o acesso dos alunos com dificuldades de locomoção ao pátio da escola. Agora, com a construção de novas rampas, estes estudantes terão como circular por todas as áreas da escola.

Mutirão de serviços

Nos cinco dias em que o Prefeitura Mais Perto estiver na EMEF Guajuviras, alunos e comunidade terão acesso a exames e consultas de saúde, cadastro em programas sociais, confecção de documentos e encaminhamento para vagas de emprego. Serão oferecidos serviços como confecção de carteira de trabalho, segunda via da certidão de nascimento e de casamento, Cadastro Único, atendimentos de saúde, solicitação do cartão TEU, cadastro no Banco de Oportunidades, corte de cabelo e até orientação jurídica. Os atendimentos ocorrem das 9h ao meio-dia e das 14h às 18h, até sexta-feira. Já no sábado, último dia do programa, o funcionamento será das 8h às 12h. A Escola Guajuviras fica na rua 2, nº 577 – Quadra 1 – Área Verde 1.

Investimentos

O Prefeitura Mais Perto, um dos programas de maior sucesso da atual gestão, já garantiu obras e manutenção para quatro escolas municipais, com investimento total de mais de R$ 1 milhão. As EMEFs Professor Thiago Würth, Carlos Drummond de Andrade, Doutor Nelson Paim Terra e Pernambuco receberam obras de pintura, manutenção hidráulica, elétrica, renovação de pracinhas, remodelação de banheiros e melhorias em quadras esportivas.

Além destas ações nas instituições de ensino pelas quais passou, o programa ainda proporcionou o acesso a exames e consultas de saúde, cadastro em programas sociais, confecção de documentos e encaminhamento para vagas de emprego e diversos outros serviços gratuitos para alunos e comunidades. Em todas as edições, foram mais 50 mil canoenses beneficiados com algum tipo de atendimento.

Assessoria de Comunicação