Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2021/11/29-11-emei-cica-aula-1_alisson-moura-36-1.jpg

EMEI que leva o nome de Alcy Paulo de Oliveira, o Cica, recebeu os primeiros alunos nesta segunda-feira (29)

Download Imagem Original

Foto: Alisson Moura

As salas vazias e os brinquedos nas caixas deram espaço para muita alegria e muitas pecinhas espalhadas pelas salas. Isso porque, nesta segunda-feira (29), a Escola Municipal de Educação Infantil Alcy Paulo de Oliveira começou a receber os primeiros alunos.

Inicialmente, 66 crianças a partir de 3 meses até os 4 anos farão aulas de adaptação em períodos de 1 hora por dia, aumentando, gradativamente, conforme a evolução de cada um. A diretora Letícia Arpini Guedes lembra que a ideia é, até a próxima semana, as crianças terem condições de ficar no turno integral. “A comunidade estava bem ansiosa, esperavam há bastante tempo. Estão bem felizes e receptivos e está sendo uma experiência bem legal. Nesse primeiro dia, as crianças vão permanecer na escola por 1 hora, amanhã 2 horas, 3 horas, e assim sucessivamente, conforme o tempo delas, e elas irem demonstrando estar à vontade com os espaços e as professoras”, destacou.

Aluno do Maternal 2, Bernardo, de 4 anos, adorou os brinquedos e as brincadeiras. “Eu gostei muito da escolinha nova. Já brinquei ali na mesinha e nas pecinhas. Tem bastante coisa legal aqui na escola”, comemorou. Os pais do Bernardo, Karina e Vinicius Prestes, foram buscá-lo após o período de adaptação, entusiasmados. “O Bernardo sente muito a falta de crianças. Ainda mais com a pandemia, ele ficou preso dentro de casa, só com a gente. Ele tem muita sede de aprender, já conhece algumas letras e números. É muito bom pra gente ver ele brincando com as crianças e se desenvolvendo”, reiterou a mãe.

Erica Dorneles Machado matriculou os dois filhos na escola e aguardava ansiosa o tempo de adaptação na recepção. “Eu tenho o Diego de 2 anos e 6 meses e a Emanuele de 1 ano e 4 meses. O bom é que vai ficar mais prático para eu trazer os dois juntos. A estrutura é ótima. Posso deixá-los aqui tranquila”.

A expectativa é que no ano letivo de 2022, a EMEI atenda 246 crianças, divididas em 8 turmas, da creche à pré-escola. O investimento na EMEI é de cerca de R$ 1,6 milhões de recursos advindos do programa federal Proinfância, do MDE e do Salário Educação.

A secretária de Educação do município, Sônia Rosa, comemorou esse início das aulas na EMEI. “A escola é um marco na vida de uma criança, é aqui que elas começam a dar os primeiros passos na sua vida escolar e ficamos realizados de ver a felicidade deles neste primeiro dia”, destacou.

Nome da EMEI é em homenagem ao vereador Cica
Alcy Paulo de Oliveira, conhecido por seu apelido de infância, CICA, nasceu em Rosário do Sul, em 6 de outubro de 1948. Mudou-se para Canoas ainda criança com sua família. Empresário da construção civil, participou como jogador e apoiador em times de futebol amador em Canoas. Por morar em bairro com grandes problemas sociais, passou a fazer ações filantrópicas para ajudar aos mais necessitados, deixando seu veículo à disposição para condução a hospitais e unidades de saúde em casos de urgência, pois na época o transporte era precário. Cica costumava distribuir brinquedos às crianças em datas festivas e material escolar no início do ano letivo, pois via na educação a solução para os problemas dos mais necessitados.

Posteriormente, foi sócio-fundador da Associação de Moradores do Bairro Rio Branco, onde mobilizava a comunidade para os problemas do bairro. Com carisma, popularidade e coração generoso, elegeu-se vereador em sua primeira candidatura. Foi reeleito outras vezes e exerceu cinco mandatos (1989 a 2008). Sua primeira eleição foi no PSB e as demais pelo PDT. A partir de 2009, foi secretário municipal de Obras em Canoas em duas gestões e assessor do deputado Ciro Simoni na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Foi casado por quase cinquenta anos com Cledi da Silva Oliveira (falecida), teve três filhos, Marco Antônio (engenheiro civil), Rita de Cássia (professora e advogada) e Mairus Luís (engenheiro civil); e três netos (Lucas, Nicoly e Bernardo). Faleceu vítima de Covid-19 em 22 de março de 2021, deixando grande legado aos canoenses e saudades aos familiares e amigos.

Escritório de Comunicação PMC