Começou em Canoas a 9ª rodada do Estudo de Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 (Epicovid19-RS). Até segunda-feira (8), os entrevistadores irão visitar 500 residências da cidade, escolhidas por sorteio. Antes de iniciar o trabalho de campo, o grupo participou de treinamento realizado na tarde desta sexta-feira (5) na Universidade La Salle.
A nona etapa do estudo apresenta um diferencial em relação às anteriores. Além dos testes rápidos e das entrevistas, que já fazem parte dos procedimentos de coleta de dados, haverá a inclusão de um novo teste de anticorpos para a Covid-19, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Jane iro (UFRJ). O exame apresenta maior precisão do exame para identificar a presença de anticorpos para a doença, especialmente em casos de infecções mais antigas.
O treinamento contou com a presença do secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos, e do secretário municipal de Governança e Enfrentamento à Pandemia, Felipe Martini. “Trata-se da maior pesquisa de campo sobre coronavírus do mundo”, ressaltou Lemos. A importância da parceria entre universidade, prefeitura e população foi destacada por Martini. “Esse é o grande tripé do sucesso dessa pesquisa”, afirmou.
A Epicovid19-RS estima o número de casos de coronavírus na população gaúcha e tem recursos adicionais do programa Todos pela Saúde. A pesquisa é liderada pela Universidade Federal de Pelotas e encomendada pelo governo do estado do Rio Grande do Sul.