A equipe de trabalhadores do Mini Zoo de Canoas recebeu um treinamento nessa segunda-feira (4), sobre o manejo e nutrição de animais silvestres. O zoológico municipal é referência na região quanto à recuperação de espécies da fauna silvestre. Atualmente, o espaço é administrado pela empresa Athena, que venceu a licitação lançada pela Prefeitura de Canoas. A empresa está há pouco mais de um mês à frente do Mini Zoo.
Os funcionários da Athena assistiram a uma palestra do médico veterinário Leandro Alvim Basile, que foi responsável técnico do Pampas Safari e assessor do Zoológico de Sapucaia do Sul. Ele trouxe um pouco da sua experiência aos trabalhadores do Mini Zoo de Canoas e relatou algumas histórias, para ilustrar a importância da observação dos hábitos dos animais.
“O tratador, por exemplo, é uma função dentro do zoológico que não existe uma formação. A gente se prepara trabalhando. O tratador vai convivendo com os animais, observando os seus hábitos, e aos poucos vai conhecendo o comportamento deles e pode levar informações importantes ao veterinário”, destacou.
Mudança na gestão do zoo
A Prefeitura de Canoas realizou licitação para a administração do zoológico municipal, diante do vencimento do contrato firmado com a Mecanicapina, empresa que geria o espaço. Concluídos os trâmites da concorrência, vencida pela Athena, o município providenciou um período de transição. O processo foi acompanhado pelo Ministério Público.
No primeiro mês de administração da Athena, ocorreu a morte de dois gatos-do-mato. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) notificou a empresa a apresentar um relatório com esclarecimento da causa dos óbitos, bem como outras informações sobre os procedimentos no manejo dos animais. A SMMA ainda estuda a contratação de uma auditoria externa para avaliar os procedimentos adotados pela nova administradora do zoológico.
Mini Zoo de Canoas
Atualmente, o Mini Zoo de Canoas possui mais de 100 animais de diferentes espécies. O local é uma referência na região quanto à recuperação de animais silvestres.
O zoológico tem visitação gratuita e funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 18h, dentro do Parque Municipal Getúlio Vargas. É possível fazer visitas monitoradas com agendamento prévio para escolas e outras instituições. O telefone de contato é 99787-1078.