Durante a manhã e a tarde deste sábado (24), as EMEIs Vó Lola, Vó Nelsa e Marione Leite realizaram a Festa Farroupilha para celebrar a tradição e a história do Rio Grande do Sul. Alunos, professores e comunidade escolar aproveitaram o dia para cultivar as tradições gaúchas.
Os alunos aproveitaram o dia para vestir os trajes gaúchos, e aprender sobre a história do Rio Grande do Sul com brincadeiras e muita música. O evento aconteceu pela primeira vez após a pandemia.
Cristiane Iserhardt, é moradora do bairro Niterói e mãe do Thiago, aluno do Maternal 1 da EMEI Vó Lola. Para ela, além de ensinar os jovens sobre as tradições gaúchas, o evento possibilitou uma maior interação com a comunidade escolar após a pandemia.
“Estou adorando a iniciativa e achando muito legal o evento. Aqui na Vó Lola esta acontecendo uma gincana, que tem como objetivo adquirir brinquedos e realizar melhorias. Então tudo o que a gente ajudou vai voltar para as crianças da escola. Além disso, está sendo uma forma de interagirmos novamente com as pessoas da escola, após quase dois anos de pandemia”, destacou.
Participação de todos por um bem comum
Pais e professores se engajaram na causa e participaram, seja trazendo alguma atração musical para a festa ou fazendo bolos e salgados que foram comercializados na escola, atraindo centenas de pessoas ao longo do dia.
Para a diretora Valéria Simões, o objetivo vai ser atingido. “Queremos adquirir uma piscina de bolinhas e uma cama elástica para as crianças com a gincana que fizemos. Mas, além disso, o objetivo era engajar a comunidade escolar e trazer alegria e animação para as nossas crianças, cultuando nossas tradições. E pelo visto, conseguimos”, comemorou.
A Festa Farroupilha é uma iniciativa das escolas desde 2019. Porém, com a pandemia de Covid-19, ficou sem acontecer em 2020 e em 2021, retomando neste ano, após os baixos casos da doença na cidade e os bons índices de vacinação.