Na manhã desta quarta-feira (29), uma equipe técnica da Prefeitura de Canoas vistoriou o andamento de obras nas EMEFs Ceará, Arthur Oscar Jochims e Irmão Pedro. Todas as reformas são realizadas com recursos oriundos de emendas impositivas da Câmara de Vereadores. A conclusão das melhorias deve ocorrer até o início do ano letivo de 2024.
“É fundamental trabalharmos em melhorias para nossa comunidade escolar, garantindo que os alunos e professores tenham espaços cada vez mais adequados e qualificados. É importante contar com apoio do Legislativo, para que essas emendas tragam benefícios para os canoenses”, ressaltou o prefeito interino, Cris Moraes.
Na EMEF Ceará, acontece reforma geral de dois banheiros, pavimentação da pracinha e pintura externa, com uma emenda no valor de de R$ 120 mil, destinada pelo vereador Patetta. “Essa reforma é a realização de um sonho, que foi construído junto com a direção, professores, pais e alunos, que me trouxeram essa importante demanda, com imensuráveis benefícios à nossa comunidade”, disse o parlamentar.
As demais emendas, ambas de R$ 81.829,25, foram apresentadas pelo vereador Patricio. Na Arthur Oscar Jochims, duas áreas estão recebendo contrapiso e piso. Já na EMEF Irmão Pedro, ocorre a troca do piso, além da pintura de oito salas de aula e do corredor. “Fico satisfeito em poder entregar minhas primeiras emendas para qualificar ainda mais a nossa educação. Pude verificar como está o andamento das obras e conversar com a comunidade escolar, que será beneficiada por estas duas importantes reformas”, reforçou o vereador.
Emendas impositivas
A prática de emendas impositivas é uma novidade no município e, segundo o secretário adjunto das Relações Institucionais, Guto Lopes, traz importantes benefícios para a comunidade. “Nas visitas técnicas, podemos comprovar a importância da boa relação entre Executivo e Legislativo. O vereador é o agente político mais próximo do povo e, tendo esse contato direto, pode nos apresentar quais as demandas mais necessárias, e quem ganha é a população”, enfatizou.
Texto: Gabriel Amaral
Edição: Carina Jung