Nesta terça-feira (23), as aulas presenciais retornam para todos os alunos da rede municipal de ensino de Canoas. Conforme a Secretaria de Educação (SME), apenas os alunos do 6º ao 9º ano da EMEF Irmão Pedro terão aulas de maneira remota, através da plataforma de ensino Google Classroom. Os alunos do 1º ao 5º ano e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) já voltarão presencial amanhã.
“Os estragos foram grandes em diversas escolas, mas trabalhamos incansavelmente para atender todas as demandas e restabelecer as aulas o mais rápido possível. O mutirão de trabalhos deste final de semana comprova bem este nosso esforço rumo a este objetivo”, afirma a secretária adjunta da SME, Cinara Portela de Souza. “Alunos que não tiverem acesso à tecnologia ou à internet poderão ir até à escola para retirar os conteúdos impressos”, acrescenta.
Tão logo as reformas na EMEF Irmão Pedro sejam concluídas, as aulas voltarão de forma presencial para todos os alunos. A EMEF Edgar Fontoura e a EMEI Terezinha Tergolina tiveram aulas de forma remota nesta segunda-feira (22), mas iniciarão de forma presencial a partir de amanhã.
Das 83 escolas municipais de Canoas, apenas sete não tiveram avarias. As demais 76 sofreram algum tipo de dano, entre casos mais leves, como brinquedo virados, até casos mais graves, como destelhamentos e destruição total da rede elétrica.
Aulas perdidas serão recuperadas nos sábados
Conforme Cinara, os dias perdidos pelos alunos serão recuperados até dezembro em aulas realizadas aos sábados. “Vamos elaborar um calendário, juntamente com as equipes diretivas de cada escola, e divulgaremos o mais breve possível. Mas iremos garantir que todas as aulas perdidas sejam recuperadas e ninguém seja prejudicado pelo que aconteceu”, garante.
Trabalho intenso no final de semana
Reparos em telhados, portas e janelas, recuperação da rede elétrica, além de podas de árvores e recolhimento de galhos foram alguns dos serviços executados no domingo (21) pelas equipes da Secretarias de Obras, Serviços Urbanos, Escritório de Projetos e Educação. As equipes trabalharam nas escolas Terezinha Tergolina, Rondônia, Ildo Meneghetti, Edgar Fontoura, Ícaro, Irmão Pedro e Guajuviras.