Alunos das escolas públicas municipais de Canoas receberam, nesta quinta-feira (13), as camisetas do projeto Atleta Cidadão do Futuro (AFC). A entrega acontece em comemoração à semana do Dia das Crianças, nas escolas participantes do programa.
O programa ACF é promovido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) e busca oportunizar a crianças e jovens da rede municipal de ensino a prática esportiva em diversas modalidades de educação, rendimento/paradesporto e participação. No total, são 1.500 camisetas distribuídas, sendo 300 para as escolas.
As modalidades oferecidas no ACF educacional são: hóquei, esporte coletivo, judô, karatê e taekwondo. Fazem parte do programa as Escolas Municipais de Ensino Fundamental Nelson Paim Terra, João Paulo I, Gonçalves Dias, Theodoro Bogen, Pernambuco, João Paulo VI, Paulo Freire, Ildo Meneghetti, Vitória e Carlos Drummond de Andrade. Todos os alunos participantes do projeto recebem as camisetas.
Praticante de hóquei e aluna da escola João Paulo VI, Nicole Ingrid da Silva fala da proporção que o projeto têm tido para ela. “A experiência tem sido muito boa, nunca pensei em praticar esse esporte e agora já até participei do campeonato brasileiro Sub-15”, diz a atleta.
O secretário do Esporte e Lazer, Carlos Lanes, destaca a importância de valorizar a parceria com as escolas: “O projeto acontece por conta disso, do empenho e dedicação desses profissionais”. Lanes também ressaltou o trabalho na escola João Paulo VI com a modalidade hóquei. “É surpreendente a adesão a esse esporte, fico feliz de ver vários alunos praticando essa modalidade inovadora, que está sendo bem aceita por eles”.
Atleta Cidadão do Futuro
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Canoas incentiva a prática de atividades físicas e de esportes em três frentes: educacional, participação e rendimento. Promove o programa Atleta Cidadão do Futuro, que atende crianças e jovens, realizando também atividades para adultos em outras categorias.