Fonte Dona Josefina passa por revitalização

O evento contou ainda com uma apresentação do espetáculo de teatro Conta Gotas.

Foto: Divulgação - PMC

A Fonte Dona Josefina, recanto natural, histórico e cultural de Canoas, passou por uma revitalização durante esta semana, com corte de grama, poda de árvores e limpeza. Na quinta-feira (3), representantes da Secretaria do Meio Ambiente, da ONG SOS Mata Atlântica e do projeto ambiental Arroio Araçá Nosso Rio Guri estiveram reunidos no local para pensar em possibilidades de projetos de recuperação de todo o entorno da área.

Localizada na Avenida Santos Ferreira, em frente ao cemitério Santo Antônio, no bairro Estância Velha, a fonte é uma das nascentes do Arroio Araçá. Parte da programação da Semana do Meio Ambiente, o evento contou ainda com uma apresentação do espetáculo de teatro Conta Gotas para as crianças e com uma homenagem ao poeta canoense Etevaldo Silveira (em memória), que fez uma poesia para a fonte. Familiares e comunidade participaram da homenagem póstuma.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Paulo Ritter, no local será colocada uma placa com um breve histórico da fonte e um trecho da poesia de Etevaldo Silveira. “Além de sua importância ambiental como recurso hídrico do Arroio Araçá, a fonte faz parte da história e da cultura de Canoas, uma vez que foi parada de descanso dos tropeiros no trajeto entre o litoral e a serra”, ressalta Ritter.

Maria Inês Pacheco, que desenvolve um trabalho eco pedagógico desde 2004 no município, destaca a importância da educação ambiental: “a conscientização para a preservação de áreas verdes e de nossas riquezas naturais é um processo contínuo e permanente, que deve ser realizado junto às iniciativas da Prefeitura na recuperação desses espaços, para que toda a sociedade se engajem no processo”, salienta.

Dia Mundial sem Tabaco

Ainda dentro da programação da Semana do Meio Ambiente, a equipe do MiniZoo de Canoas, em parceria com profissionais da Secretaria da Saúde, realizou uma ação de conscientização e limpeza no Parque Getúlio Vargas (Capão do Corvo) no dia Mundial Sem Tabaco, no dia 31 de maio.

Na ocasião, foram abordados temas sobre os malefícios do fumo para a saúde, a relação do fumo com o câncer de boca e sobre o impacto das bitucas no meio ambiente. Após a roda de conversas, aconteceu uma coleta de bitucas e outros tipos de resíduos no Capão do Corvo.

Escritório de Comunicação - PMC