Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/05/16175618_2184693_GD.jpg
Captação de recursos

Governo do Estado e Prefeitura de Canoas se reúnem para tratar sobre obras contra cheias

Download Imagem Original

Foto: Lucas Barroso/Ascom Serg

Compartilhe

Em reunião realizada nesta sexta-feira (16), representantes da Prefeitura de Canoas e do Governo do Estado, discutiram o andamento dos projetos de proteção contra cheias no município.

Segundo o Prefeito de Canoas, Airton Souza, o encontro teve como objetivo acelerar o processo de financiamento estadual para as obras já existentes, essenciais para a segurança da população canoense.

Já a secretária de Projetos e Captação de Recursos, Daniela Fontoura, “tivemos uma reunião muito produtiva, com a equipe da Secretaria de Projetos e de Obras, entregamos relatórios técnicos com todo o projeto da obra dos diques. Constatamos que todas as exigências do Estado estão sendo seguidas e até o dia 15 de junho acontecerá o repasse do recurso para as obras.”

Além disso, o secretário adjunto de Projetos e Captação de Recursos, Engenheiro Maurício da Rocha também comenta que: “um dos pontos que o Estado nos cobrou é que se a nossa premissa de ante-projeto está correta, nos exigiram um estudo hidrodinâmico e hidrológico e por isso contratamos duas empresas que apresentaram esses estudos comprovando as nossas premissas de projeto.”

O apoio financeiro será viabilizado por meio do programa Fundo a Fundo Reconstrução, integrante do Plano Rio Grande, iniciativa estadual para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo mais resiliente frente aos eventos climáticos.

Para acessar os recursos, a Prefeitura de Canoas está cumprindo as seguintes etapas:
Qualificação técnica das propostas;
Consulta das propostas técnicas ao Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática;
Envio de documentação formalizando a solicitação de acesso aos recursos do Fundo a Fundo;
Aprovação pelo Comitê Gestor do Funrigs.

Os projetos em andamento incluem a manutenção e reconstrução de diques, casas de bombas e estruturas auxiliares de proteção. Desde fevereiro deste ano, o município e o Estado mantêm diálogo constante para viabilizar as obras, que são fundamentais para prevenir novos alagamentos e garantir a segurança da população.