Crianças dos bairros Mathias Velho, Guajuviras e Niterói tiveram um Dia das Crianças especial nesta terça-feira (12). Isso porque o projeto Guarda Municipal Solidária, da Secretaria de Segurança Pública de Canoas, distribuiu brinquedos e demais doações para as crianças e seus familiares. A iniciativa teve apoio de comerciantes do município.
O Guarda Municipal Solidária é um projeto que visa mobilizar os agentes para a arrecadação de alimentos, roupas e material de higiene e limpeza. A iniciativa destina as doações a pessoas em vulnerabilidade social do município.
De acordo com o diretor, Eder Martini, muitas vezes, as guarnições que estão na rua se deparam com pessoas em situação de emergência. O atual momento de enfrentamento à pandemia da Covid-19 e a decorrente crise econômica também exigem uma ação mais efetiva de todos os segmentos da sociedade.
“Além de fazer o encaminhamento a outros órgãos da Prefeitura, como as secretarias de Saúde e de Cidadania, também conseguimos auxiliar de forma imediata algumas pessoas em vulnerabilidade social. Estamos atentos às necessidades da comunidade e cumprindo um papel social além de nossas atribuições legais”, explica Martini.
Arrecadação das doações
A arrecadação acontece na sede da diretoria da Guarda Municipal, junto à Secretaria de Segurança Pública, na Rua Humaitá, 1130, bairro Marechal Rondon. A iniciativa tem a parceria da Associação dos Guardas Municipais de Canoas (AGMC) e o projeto é permanente. A campanha também está aberta para doações de instituições parceiras, como as polícias, e colaboradores da Prefeitura em geral.