A Guarda Municipal de Canoas (GMC) está promovendo palestras educativas nas escolas municipais com o objetivo de conscientizar alunos e educadores sobre bullying. Durante os encontros, estão abordando as diversas formas de manifestação e as consequências danosas dessa prática de intimidação.
A palestra destaca que, nos dias atuais, o bullying tem gerado um aumento significativo de traumas e na procura por atendimento psicológico, especialmente entre crianças e adolescentes. Além disso, foram mencionados casos graves ocorridos em outras regiões, onde situações de bullying culminaram em atos extremos, incluindo invasões escolares.
A ação faz parte de um esforço preventivo para promover um ambiente escolar mais seguro e acolhedor, além de incentivar o respeito mútuo e o diálogo entre os estudantes.
Para o secretário de Segurança Pública de Canoas, Alberto Rocha, o primeiro passo para garantir uma sociedade segura é quebrar a evasão escolar. A pasta tem programas específicos que visam ao atendimento a jovens em situação de risco. Ele explica que os Centros de Acesso a Direitos (CADs) fazem a busca ativa, em conjunto com a secretaria de Educação, dos jovens que estão em risco de evasão escolar e dão apoio em medidas socioeducativas. “Com ações desse tipo, o índice de inibição dos casos de entrada no crime dos jovens é de 90%”, avalia.
Eder Martini, inspetor da Guarda Municipal, explica que a ronda escolar é uma forma de estarem próximos da comunidade das escolas. “Nós fazemos a ronda escolar que é solicitada, quando tem ameaça de brigas na saída. A gente faz a ronda ordinária do dia a dia, em torno das escolas. Ficamos o dia inteiro fazendo ronda em volta delas. Entramos e conversamos com os alunos. Quando tem reunião sobre algum tipo de violência, nós atendemos. Então é uma ronda mais qualificada dentro das escolas”, explica.
Martini esclarece que a GMC age em casos de mediação de conflito dentro e fora da escola, em ocorrências de tráfico e outras. São três equipes, com dois guardas cada uma, mais o chefe da ronda escolar, no total são sete pessoas que trabalham só com as escolas.
Denúncias, ou agendamento de palestras podem ser feitos ligando para o número *153*, ou pelo whats do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC): 99301-4751.