Em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Bullying, a Guarda Municipal e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Barão de Mauá promoveram, na segunda-feira (20), uma roda de conversa com os alunos do 6º ano. A atividade teve como objetivo conscientizar os estudantes sobre o respeito, a empatia e as consequências das atitudes de bullying no ambiente escolar.
“Nós sempre trabalhamos muito essas questões aqui dentro da escola, principalmente a da prevenção. Então, se houver qualquer caso, buscamos conversar com os alunos e com a turma. Para intensificar essas ações, combinamos com a Guarda Municipal essa conversa, para que os estudantes entendam que, a partir de certa idade, suas atitudes já têm consequências”, comentou a diretora da escola, Rose Martins.
“Viemos justamente para abordar temas relacionados à violência escolar, que geralmente têm origem no bullying. Ele é o ponto de partida para outros tipos de violência, especialmente nessa fase da adolescência, em que as brincadeiras podem ultrapassar limites sem que os jovens percebam. Isso pode gerar consequências dentro e fora da escola”, destacou o chefe da Ronda Escolar, Guarda Municipal Eder Martini.
Um dos alunos que participou da palestra, Leonardo Akira Parolini Okamoto, de 12 anos, refletiu sobre o tema: “o bullying pode fazer com que um colega não queira mais vir para a escola. Pode acontecer de ele ser meu amigo e trocar de colégio porque aqui não se sentiu acolhido”.