A Prefeitura Municipal de Canoas, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, promoveu nesta terça-feira (13) os jogos das Competições Escolares Canoenses (Ceca), com a estreia da modalidade hockey5s, formato para jovens até 18 anos, no Centro Olímpico Municipal.
A disputa ocorreu na categoria sub-14 e teve a participação de oito equipes, sendo quatro no masculino e quatro no feminino – as partidas são disputadas em dois tempos de oito minutos cada. Os participantes são das escolas públicas de ensino fundamental Ceará, Arthur Pereira de Vargas, Jacob Longoni e Paulo VI.
Os estudantes e competidores participaram com empolgação e ansiedade, já que foi a primeira vez que a modalidade entrou na Competição Escolar Canoense.
Um dos organizadores do Ceca, o professor de hóquei Daniel Finco ressalta que as competições escolares são fundamentais para o desenvolvimento de todos os esportes por serem o primeiro nível de competitividade esportiva.
“É muito importante esse primeiro ano de participação da modalidade hóquei nas Competições Escolares Canoenses, que completa 30 anos, principalmente por ampliar a visibilidade e a possibilidade de outras escolas também engajarem-se no ensino e desenvolvimento desse esporte”, destaca o professor.
O professor na escola Paulo VI do projeto Atleta Cidadão do Futuro Educacional, Mateus Rodrigues dos Santos, também celebra a inserção da modalidade no Ceca. “É uma forma de mostrar à comunidade que não existe só o futebol, que estamos oferecendo uma oportunidade de praticar algo novo”.
Para ele, um dos benefícios é que o hóquei traz o espírito de coletividade das disputas em equipe: “Na escola tem sido um sucesso, com uma grande aceitação, além do ensinamento de cooperação e trabalho em conjunto”.
Na próxima quinta-feira (15), ocorrerá a disputa da modalidade hockey5s sub-18, entre as escolas municipais Jacob Longoni e Arthur Pereira de Vargas e as estaduais Marechal Rondon e Visconde de Rio Branco, das 9h às 16h no Centro Olímpico Municipal.
Além da premiação de 1°, 2° e 3° lugar, as escolas municipais e estaduais que participam da competição receberão 12 bolas e 12 tacos oficiais da modalidade cedidos pela Confederação Brasileira de Hóquei sobre a Grama e Indoor.