Em comemoração aos 15 anos de fundação, o Hospital Universitário de Canoas (HU) celebra a data nesta quarta-feira, dia 19 de outubro. Uma cerimônia, com a presença de autoridades municipais, gestores, colaboradores, parceiros, entidades e sindicatos de classe, aconteceu no salão de eventos no segundo andar do Complexo de Saúde. Além do parabéns coletivo, uma mostra fotográfica e a apresentação de artistas marcaram o aniversário.
O prefeito em exercício de Canoas, Nedy de Vargas Marques, aproveitou para saudar em nome do diretor técnico do HU, o pediatra Paulo Nader, todos os médicos, enfermeiros, técnicos e demais profissionais que trabalham no hospital salvando vidas. “Minha homenagem e abraço sincero para todos vocês”, sintetizou o chefe do Executivo Municipal.
Moradora do bairro Guajuviras, Rhilany Vitória Silveira, 14 anos, que foi uma das primeiras pacientes da pediatria do HU, também marcou presença na comemoração. A adolescente estava acompanhada da sua mãe, Suelen da Silva Maria, 34 anos. Ela recorda que a filha nasceu prematura com apenas 5 meses e três semanas de gestação. “Ela pesava 640 gramas. É uma emoção voltar hoje ao hospital em que ela nasceu para cantar parabéns”, salienta a assistente social.
No dia de aniversário, o Hospital realizou também o lançamento da exposição fotográfica Mãos que Movem o HU, assinada voluntariamente pelo fotógrafo Zuza Seffrin. A mostra retrata cenas de trabalho de diferentes funcionários do hospital e poderá ser conferida no saguão principal do Complexo de Saúde. “São esses pequenos gestos, dessas mãos, que movimentam esse hospital e fazem o trabalho de cura”, pontua Zuza.
A cantora mirim, finalista do The Voice Kids 2022, Mel Grebin, cantou no saguão do HU, abrindo as atrações culturais em homenagem ao hospital. Em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura, ainda teve performance com bailarinos da companhia Art & Dança, cortejo poético com o artista Arthur Côrtes e voz e violão com Èvelen Fernandes e Vinicíus Silva.