Nesta semana, o setor de Nutrição do Hospital Universitário de Canoas (HU) passou a contar com o funcionamento de dois novos equipamentos para o Banho Maria. As novas aquisições, com tecnologia de ponta, servem para o aquecimento e pasteurização de leite. Inicialmente, enquanto o HU ainda desenvolve o projeto para a instalação de um Banco de Leite, os mesmos serão usados para o aquecimento de fórmulas para a alimentação de pacientes pediátricos.
Conforme a coordenadora de Nutrição do HU, Mara Evangelho, os equipamentos poderão operar com temperaturas diferentes de acordo com a necessidade dos pacientes. Cerca de 50 a 70 crianças, por exemplo, são alimentadas, diariamente, a cada três horas com o preparo de fórmulas. Essas crianças são pacientes da UTI Neonatal, UTI Pediátrica, Internação Pediátrica ou alojamento conjunto.
“Contamos com esses equipamentos de Banho Maria para o aquecimento de formulações preparadas no lactário para serem oferecidos via oral ou por sonda para os nossos pacientes”, explica a nutricionista. Os dois equipamentos de Banho Maria estão instalados junto ao Lactário, localizado ao lado do refeitório no subsolo do HU.