A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH) iniciou nesta quinta-feira (8) o processo de regularização fundiária na localidade Schmidt, no bairro Estância Velha. Uma assembleia foi realizada com as 62 famílias abrangidas na etapa inicial. Na ocasião, a equipe da SMDUH tirou dúvidas e explicou aos presentes como funcionarão todas as etapas da regularização da área, documentos necessários e cadastramento. Na próxima semana, de terça-feira (12) até sexta-feira (16), servidores da secretaria receberão os moradores para o cadastramento, no Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Canoas, que fica na rua São Nicolau nº 272.
Na gestão anterior do prefeito Jairo Jorge, foi realizado o levantamento topográfico e produzidas as plantas urbanísticas do local. Nessa nova fase, os documentos serão encaminhados para a etapa jurídica. “As pessoas moram aqui há muitos anos, em uma área que nunca foi regularizada. Estamos organizando esta região para entregar os registros de propriedade aos moradores”, disse o secretário do Desenvolvimento Econômico e Habitação, César Augusto Moreira.
Também participaram da reunião com os moradores a secretária-adjunta da SMDUH, Joyce Campos, e a diretora de Regulação Fundiária, Paula Loureto.