Nesta quarta-feira (30), a EMEF Castelo Branco, no bairro Igara, recebeu os primeiros encontros de apresentação dos detalhes do Projeto Vereador Mirim de 2025. A edição deste ano conta com a participação de oito escolas de Ensino Fundamental. “Estamos com a presença de representantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e da Câmara Municipal de Vereadores que trouxeram informações importantes para os estudantes dos 7º e 8º anos. Isso ocorre para eles poderem, assim, se candidatar, fazer os debates e lá em junho terem as eleições”, destaca a responsável pela Unidade de Programas e Projetos Especiais da Secretaria Municipal da Educação (SME), Luana Vieira. O processo democrático com direito a urnas eletrônicas definirá quem serão os 21 vereadores mirins da cidade e mais oito suplentes.
Os interessados das oito escolas participantes que desejam concorrer aos cargos, além de boas notas e bom comportamento, ainda precisam apresentar boas propostas para ganhar o voto dos colegas. “Nós vamos ter alguns candidatos ou candidatas daqui que vão apresentar as suas propostas. E cabe a vocês escolher qual é o melhor entre eles”, explicou o diretor da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Canoas, Maximilian Gomes. O aluno Matheus Olívio, de 13 anos, já sinalizou que pretende lançar seu nome entre os dez candidatos pela EMEF Castelo Branco. “Está muito legal. Tem muita gente nas turmas de 7º e 8º ano. Eu serei um dos candidatos, com certeza, vou me candidatar”, disse.
As próximas reuniões acontecem ao longo do mês de maio: no dia 7, na EMEF João Palma; dia 8, na EMEF Leonel Brizola; dia 9, na EMEF Duque de Caxias; dia 13, na EMEF Assis Brasil; dia 14, na EMEF Monteiro Lobato; dia 15, na EMEF Guajuviras; e no dia 16, na EMEF Edgar Fontoura. Já no dia 27, em todas as escolas, será promovido um debate com os candidatos. Enquanto as eleições estão marcadas para o dia 5 de junho, das 8h30 às 16h30. Os encontros ocorrem sempre pela manhã, das 10 às 11h, e no período da tarde, das 15 às 16h.
O projeto Vereador Mirim é promovido pela Câmara Municipal de Canoas, através da Escola do Legislativo, em conjunto com a Prefeitura de Canoas, por meio da SME, e Tribunal Regional Eleitoral (TRE).