Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2019/08/Vinicius-Thormann-5.jpg
Por Mim

Iniciativa de Canoas visa combater a violência doméstica por meio da autonomia financeira para mulheres

Iniciativa de Canoas visa combater a violência doméstica por meio da autonomia financeira para mulheres
Programa "Por Mim" inserirá mulheres no mercado de trabalho, em uma parceria com o setor privado
Download Imagem Original

Foto: Vinicius Thormann

Clique para ouvir esta notícia

Compartilhe

“Eu não era dona da minha vida”. Essa frase resume os 14 anos em que Clara (nome fictício), 35 anos, esteve casada com o ex-marido. O relacionamento foi marcado por agressões físicas e tortura psicológica. Além do medo de denunciar, a preocupação de não conseguir criar os seis filhos, devido à dependência financeira, era o que a mantinha na relação.

Foi a história de Clara e de tantas outras mulheres que necessitam de independência econômica para não voltar ao convívio do agressor que fez a Prefeitura de Canoas, em parceria com o Poder Judiciário e com a iniciativa privada, desenvolver o Programa Por Mim, cujo objetivo é promover a autonomia financeira de mulheres que sofrem violência doméstica, inserindo-as no mercado de trabalho através de vagas disponibilizadas pelas empresas parceiras.

Para o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, visar a empregabilidade é fundamental para mudar a realidade de pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Estamos focados na geração de emprego e renda no município, buscando investimentos e auxiliando os empresários e empreendedores com incentivos fiscais. Com programas e ações como o Por Mim, acabamos tendo um retorno da iniciativa privada, que vai viabilizar as vagas de emprego, ou seja, é um ciclo que se completa”, salienta o prefeito Busato.

A vice-prefeita de Canoas e uma das idealizadoras do Por Mim, Gisele Uequed, destaca que o projeto foi elaborado em conjunto com atores da sociedade, para tornar a iniciativa uma política pública de longo prazo. “Oportunizar entrevistas de emprego a essas mulheres é atacar uma das principais causas da continuidade da violência doméstica e ainda possibilitar o início de um ciclo de empoderamento delas, com a reapropriação de suas vidas. O programa também visará estimular a denúncia contra os agressores”, explica Gisele Uequed.

O Por Mim já conta com a parceria de três empresas da área tecnológica, que estão instaladas no Parque Canoas de Inovação (PCI): Exatron, Novus e TCS. Os empregadores que integram a iniciativa se comprometem com os princípios de empoderamento das mulheres, com a igualdade de gênero e com os cuidados necessários que mulheres vítimas de violência necessitam.

Parceira do projeto, a juíza da Vara do Juizado da Violência Doméstica de Canoas, Fabiana Pagel da Silva, destaca que “é necessário considerar que não são apenas fatores culturais que mantêm a mulher no ciclo da violência. Há aspectos financeiros, psicológicos e familiares. O Por Mim atenderá a este anseio de dar condições financeiras de escolha às mulheres, para que, então, dona de suas possibilidades econômicas, elas possam estar livres para escolher e trilhar seu futuro”.

Como vai funcionar?

A mulher em situação de violência doméstica e familiar poderá ser integrada ao Programa Por Mim a partir do encaminhamento do Poder Judiciário. Para isso, a vítima terá que realizar a denúncia contra o agressor. Além disso, ela deve estar em acompanhamento das profissionais do Centro de Referência da Mulher Patrícia Esber, de Canoas. Em seguida, ocorre o encaminhamento à entrevista de emprego em uma das vagas do Programa. As candidatas passarão por processo seletivo diferenciado, com apoio da equipe técnica da Diretoria de Emprego, Trabalho, Renda e Formação Profissional, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), e da Diretoria de Políticas para as Mulheres, que é vinculada à Secretaria de Direitos Humanos e Participação Social (SMDHPS).

Contato

Para mais informações, dúvidas e adesão de novas empresas envie um e-mail para pormim@canoas.rs.gov.br ou pelo telefone: (51) 3427-1902.

Assessoria de Comunicação