Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2019/09/Derli_Colomo_Junior_0016.jpg

JAC e Parajac levam competições a ginásios de Canoas neste final de semana

JAC e Parajac levam competições aos ginásios de Canoas neste final de semana
Paradesporto traz atletas de cinco cidades para torneio
Download Imagem Original

Foto: Derli Colomo Jr

Os Jogos Abertos de Canoas (JAC), em conjunto com os Jogos Paradesportivos (Parajac), trouxeram mais um final de semana recheado de esportes para a cidade. Neste sábado (7) e neste domingo (8), atletas se espalham pelos ginásios da Ulbra, do Centro Olímpico Municipal e do Centro de Esporte e Lazer São Luís, no evento organizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL).

São disputadas, neste final de semana, etapas das categorias de handebol masculino, basquete masculino, e de futsal, masculino e feminino, nos Jogos Abertos, além do basquete em cadeira de rodas, futsal para cegos e futsal para deficientes intelectuais, no Parajac. Esta edição dos Jogos Abertos de Canoas tem competições marcadas até outubro, e tem o patrocínio do Banrisul.

A canoense Franciele Votri, de 27 anos, está participando dos Jogos Abertos pela primeira vez com a equipe de futsal feminino. Segundo ela, a visibilidade que o evento dá ao esporte é fundamental para engajar mais atletas. “A gente joga junto toda semana, vimos a competição promovida pela Prefeitura e resolvemos nos inscrever. Não somos profissionais, mas é muito legal participar de um evento como esse. O futsal feminino ter visibilidade é importante. E a gente ter a experiência de participar de uma competição é muito legal”, comenta.

Para a secretária-adjunta do Esporte e Lazer, Elisete Perroco, Canoas se consolida cada vez mais como cidade do esporte. “Estamos trabalhando para levar o esporte de todas as formas aos canoenses. Além dos projetos, como o Talentos do Esporte, os Jogos Abertos servem para competição sadia e para enaltecermos o nosso espírito esportivo como cidade.”

Os Jogos Paradesportivos receberam, inclusive, equipes de outros cinco municípios gaúchos, demonstrando que o esporte é confraternização. Vieram até Canoas atletas de Lajeado, Santa Cruz do Sul, Campo Bom, Erechim e Caxias do Sul, além dos canoenses.

O atleta André Soares Flores, de 35 anos, faz parte do time de basquete em cadeira de rodas Blindados do Vale, de Lajeado, há dois anos. Para ele, a força do esporte traz união. “A equipe já existe há bastante tempo e eu ingressei há dois anos. O basquete em cadeira de rodas tem embates saudáveis e é muito bom. A organização está de parabéns, estamos conhecendo pessoas diferentes e praticando esporte”, comemora ele.

O responsável pela Diretoria da Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participam Social (SMDHPS), Jair Silveira, afirma que Canoas é cada vez mais inclusiva. “Receber equipes de outras cidades demonstra que Canoas, além de ser uma cidade que acolhe, é a cidade da inclusão. E estamos fazendo isso através do esporte. Este Parajac também está servindo para o ranking gaúcho. Tudo isso nos torna cada vez mais referência no paradesporto”, lembra o diretor Jair Silveira.

Assessoria de Comunicação