Um movimento de solidariedade integrou servidores municipais de Canoas em um único propósito: ajudar a salvar vidas. Na quinta-feira (15), voluntários realizaram a doação de sangue e o cadastro de medula óssea no Hemocentro, em Porto Alegre. Já nesta sexta-feira (16), outro grupo ajudou a reforçar os estoques do Banco de Sangue do Hospital Universitário (HU).
A ação, que integra as atividades do Junho Vermelho, é uma iniciativa do programa Doando Vida, da Unidade de Ações em Saúde do Servidor e Segurança do Trabalho da Diretoria de Recursos Humanos, ligada à Secretaria Municipal de Administração e Planejamento (SMAP).
Para o servidor Rafael da Rosa Bemfica, ser doador de sangue é um ato de amor ao próximo. “Procuro reforçar que, infelizmente, no inverno e no final de ano os estoques de sangue reduzem nos hospitais. Por isso, estou sempre disposto em contribuir”, afirmou.
A diretora de Recursos Humanos da SMAP, Márcia Gadea, destaca que a doação de sangue é um processo simples e seguro. “O sangue doado é utilizado em transfusões necessárias para tratamentos médicos, cirurgias e emergências. Esse ato de solidariedade salva vidas”, salientou.
Doando Vidas A coordenadora do programa Doando Vidas, Vânia Fernandes, reforça que a doação de sangue em Canoas ocorre o ano inteiro no HU. “Sou doadora de sangue há 25 anos. Todos os tipos sanguíneos são bem-vindos, mas o HU está com o estoque baixo nos tipos A, B e O negativos. O Banco de Sangue do HU funciona para coleta, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A pessoa deve estar saudável e levar documento com foto.