Em Canoas, as pessoas com deficiência visual possuem uma opção gratuita de acesso à literatura. Na Biblioteca Municipal João Palma da Silva (Ipiranga, 105), é possível encontrar um acervo composto somente por livros em braille. Ao todo, são cerca de 200 obras no sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão. O município é um dos poucos no Rio Grande do Sul que oferece uma gama de livros em braille para empréstimo gratuito.
No local, podem ser encontrados livros espíritas – tanto obras de exposição da doutrina filosófica quanto itens psicografados -, romances, legislações e histórias infantojuvenis. Outra opção para os deficientes visuais são os audiolivros, que também podem ser retirados na biblioteca. Nesse formato, há opções para crianças e adultos, desde contos infantis até obras filosóficas gregas.
“É uma prerrogativa da Secretaria da Cultura e Turismo de Canoas manter um acervo acessível a todos, para que o acesso à literatura seja integral e irrestrito. Nossa Biblioteca Municipal, que compreende mais de 50 mil itens, é um exemplo de promoção do incentivo à leitura para todos os públicos”, afirma o secretário municipal da Cultura e do Turismo, Mauri Grando.
Saiba mais sobre a biblioteca
A cinquentenária Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva oferece aos canoenses mais de 55 mil de opções de livros, que podem ser retirados gratuitamente. O acervo do espaço vai de romances consagrados a jornais diários de grande circulação.
Documentos necessários para se associar à biblioteca
– Documento de identidade
– Comprovante de residência
– 1 foto 3×4 atualizada e colorida
* Contribuição espontânea de R$ 15.
Durante o verão, o local fica aberto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
Telefone da biblioteca: (51) 3425-7702