Em alusão ao Outubro Rosa, a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas recebeu, nesta sexta-feira (31), a doação de mechas de cabelo. A entrega ocorreu na sede da instituição, localizada no Hospital Nossa Senhora das Graças, na Avenida Santos Ferreira, 1864. Esta é uma parceria firmada com a Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão.
As mechas serão encaminhadas para a ONG Penélope Solidária, para a confecção de perucas para as mulheres diagnosticadas com câncer que estão passando pelo processo de quimioterapia ou para pessoas que estejam enfrentando alguma doença que acarreta a perda de cabelos. A cada quilo de cabelo doado para a Liga, a instituição recebe uma peruca que será disponibilizada em forma de empréstimo às assistidas. O gesto representa solidariedade e apoio àquelas que enfrentam o tratamento, ajudando a resgatar a autoestima e o bem-estar.
A iniciativa, chamada “Esperança em Cada Fio”, fez parte do encerramento das ações do Outubro Rosa em Canoas e reforça o compromisso de promover o cuidado integral às mulheres do município.
A canoense Joana Beatriz Latorre, que está em tratamento, destacou a importância da ação. “Estou nesse desafio desde 2017, e meu cabelo já caiu três vezes por causa do câncer de mama. Quando fiz a quimioterapia, não gostava da aparência que via no espelho, então optei por usar peruca. Isso fez muita diferença para mim, porque me ajudou a recuperar a confiança e a vontade de seguir em frente”, contou.
“Para a diretora da Mulher da Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão, Sara Ávila, o gesto reforça o compromisso com o bem estar feminino.” A ação é uma forma de demonstrar empatia e cuidado com quem está passando por um momento delicado. “Trabalhamos para que cada mulher se sinta acolhida e confiante durante o tratamento” , comenta.
No ato, a presidente da liga , Ana Maria Loch Viezzer, destacou a importância da doação. “Essas mechas representam muito mais do que cabelo, elas representam a esperança e a solidariedade. Cada peruca confeccionada ajuda a resgatar a autoestima e a força das mulheres que estão enfrentando o câncer.” afirmou.