A Guarda Municipal de Canoas e o Procon realizaram nesta quarta-feira (14) uma ação de fiscalização em cinco agências bancárias da Avenida Boqueirão, com o objetivo de averiguar o cumprimento dos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, evitar aglomerações em filas e orientar os gerentes sobre as regras a serem seguidas. Um deles foi notificado por não seguir as regras de distanciamento físico de, no mínimo, 1,5 metros entre os clientes.
A ação iniciou ontem (13) nas agências do Centro, onde sete agências foram fiscalizadas e uma notificada. Ao todo, 12 bancos foram fiscalizados e dois deles notificados por aglomeração na fila.
De acordo com os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, os bancos devem atender com lotação máxima de 50% dos trabalhadores e ter controle de acesso dos clientes, através de senhas, agendamento ou sistema similar. Além disso, reforçar as demais medidas de higiene, como o uso obrigatório e correto da máscara; promover o distanciamento físico social de 1,5 metros, inclusive na fila de espera; ter ventilação no ambiente com a manutenção de janelas abertas ou com sistema de renovação de ar; e disponibilizar álcool em gel 70% no local.