Após a notícia da prorrogação do programa Auxílio Emergencial Canoense, 10.410 cidadãos se cadastraram para receber o benefício. As inscrições foram realizadas de forma online e na sede das cinco subprefeituras da cidade, presencialmente, entre os dias 1º e 6 de setembro. No total, 9.310 pessoas se registraram pelo site da Prefeitura de Canoas e 1.100 compareceram aos locais. O grupo de inscritos é composto por 8.608 mulheres e 1.802 homens, com 1.012 pessoas com deficiência, 1.201 lactantes e 275 gestantes.
O secretário municipal de Governança e Enfrentamento à Pandemia, Felipe Martini, revela que o Auxílio Emergencial Canoense foi prorrogado para conseguir ajudar ainda mais as pessoas afetadas pelos efeitos socioeconômicos da pandemia. “A Covid-19 mudou a realidade de todos nós. Muitas pessoas perderam o seu sustento e precisam da nossa ajuda para colocar comida na mesa da família. O programa tem como principal objetivo cuidar das pessoas e, também, salvar vidas”, afirma Martini.
Ao todo, cinco mil canoenses serão contemplados com R$ 200,00 mensais e R$ 96,00 no cartão TEU, durante três meses, além de participarem de cursos de qualificação profissional, de forma online. Em contrapartida, os beneficiários deverão realizar quatro horas mensais de serviços para a comunidade. Para se inscrever, a pessoa precisava ser maior de 18 anos, estar regularizada no Cadastro Único, morar em Canoas e ter renda per capita menor do que meio salário mínimo.
A lista final dos contemplados será divulgada no dia 16 de setembro no site da Prefeitura