Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/02/minizoo_reduzidas_gustavo-garbino-15.jpg

Mais de mil pessoas visitaram o MiniZoo, neste domingo

Download Imagem Original

Foto: Gustavo Garbino

O primeiro domingo após a reabertura do MiniZoo foi de muita diversão para o público. O local esteve fechado por seis meses para manutenção após o grande temporal ocorrido em agosto de 2022. As crianças foram as mais animadas em poder ver os mais de 120 animais de 40 espécies que vivem no zoológico.

O casal, Carla e Marcelo Dornelles, levaram o pequeno Davi, de seis anos, ao MiniZoo pela primeira vez. O menino disse que mais gostou dos macacos. Ele pediu um para eu pai, que precisou explicar que os animais não estão à venda. “Uma vez fomos na feira de adoção e levamos um cachorro, aí o Davi achou que poderíamos adotar um macaquinho. Tive que explicar que aqui é só para olhar e visitar. Prometi que voltaríamos semana que vem”, contou o pai.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Paulo Ritter, o MiniZoo tem uma função especial de educação ambiental na sociedade. “A concepção desse espaço é de recuperação de animais e a possível devolução à natureza. Quando aproximamos as pessoas dos animais podemos passar importantes mensagens, como o cuidado com o meio ambiente e a necessidade de harmonia com os bichos e a natureza”, frisou.

Em defesa da vida animal
Inaugurado no ano de 2005, o MiniZoo é um local destinado à recuperação de animais silvestres que estão machucados, que foram retirados de traficantes ou ainda, que vivem em cativeiros de forma ilegal e sofrem maus-tratos. O objetivo principal é devolvê-los à natureza, mas quando isso não é possível, eles são acolhidos pelo zoológico. São mais de 80 municípios gaúchos que acionam os serviços oferecidos.

Após grande investimento em 2022, Zoológico passou ocupar uma área de três hectares e conta com equipe qualificada de veterinários, biólogos, tratadores e trabalhadores de manutenção e de serviços gerais. “São mais de 20 profissionais atuando constantemente em prol dos bichos e de toda estrutura do parque”, afirma o secretário.

Os animais que ficam à disposição do público são residentes fixos do Zoo. Mesmo recuperados, eles não têm condições de serem devolvidos à natureza. Assim, são cuidados e tratados, recebendo ambientação, alimentação e tratamento adequados.

Visitação gratuita
O MiniZoo fica localizado junto ao Parque Municipal Getúlio Vargas (Capão do Corvo), na Avenida Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, nº 900, no Bairro Marechal Rondon. A visitação é gratuita e acontece de terça a domingo, das 9h às 16h.

Texto: Andrei Fialho – PMC

Edição: Valéria Deluca – PMC

[addtoany]